O distanciamento social e a higienização regular das mãos são os métodos mais eficazes e comprovados para reduzir o risco e a propagação da doença por coronavírus (COVID-19). No entanto, muitos estão se perguntando sobre o papel da dieta e nutrição durante esta pandemia. Para entender mais sobre a relação entre nutrição e imunidade e as evidências existentes sobre o status nutricional, suplementação e infecção, alguns tópicos publicados no site da Harvard SchoolofPublic Health estão traduzidos a seguir:

Qual a relação entre nutrição e imunidade?

Sabemos há muito tempo que a nutrição está intrinsecamente ligada à imunidade e ao risco e gravidade de infecções. Indivíduos mal nutridos correm maior risco de várias infecções bacterianas, virais e outras. Por outro lado, infecções crônicas ou graves levam a distúrbios nutricionais ou pioram o estado nutricional das pessoas afetadas. Portanto, é imperativo que todos prestemos atenção à nossa dieta e estado nutricional durante a pandemia do COVID-19. Além disso, o curso clínico da doença de COVID-19 tende a ser mais grave entre indivíduos mais velhos e entre pessoas com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer, que estão parcialmente relacionados à nutrição. Embora os dados ainda não estejam disponíveis, as coinfecções, como o HIV / AIDS, também podem estar associadas a resultados mais graves, e a nutrição ideal desempenha um papel importante na manutenção da saúde das pessoas com essas infecções.

De fato, o consumo de alimentos de boa qualidade é sempre desejável, e isso é particularmente importante durante a pandemia do COVID-19. Uma dieta saudável, conforme ilustrada pelo HealthyEating Plate, enfatiza frutas, legumes, grãos integrais, legumes e castanhas, consumo moderado de peixe, laticínios e aves e consumo limitado de carne vermelha e processada, carboidratos refinados e açúcar. As gorduras adicionadas devem ser principalmente óleos líquidos, como azeite, canola ou óleo de soja. Essa dieta fornecerá quantidades adequadas de macronutrientes saudáveis, minerais e vitaminas essenciais. Ingerir fontes de alta qualidade de proteínas, gorduras e carboidratos pode ajudar a manter um peso saudável e um bom estado metabólico; este não é o momento para dietas altamente restritivas. Se alguém desenvolver uma infecção por COVID-19, é importante ingerir o suficiente dessas calorias saudáveis ​​para evitar a perda de peso não intencional. Quantidades adequadas de minerais e vitaminas fornecidas por uma dieta saudável ajudam a garantir um número suficiente de células imunes e anticorpos, que são importantes para o corpo montar uma resposta a infecções.

Embora não tenhamos dados sobre fatores nutricionais em relação ao risco e gravidade do COVID-19, quais são alguns exemplos de evidências existentes sobre nutrição e infecção que seriam importantes a considerar?

Existem muitos estudos avaliando a ingestão de nutrientes específicos em relação a outras infecções. Acesse a matéria completa e saiba quais são:

Para dar alguns exemplos:

  • O zinco é um componente de muitas enzimas e fatores de transcrição em células de todo o corpo, níveis inadequados de zinco limitam a capacidade do indivíduo de montar uma resposta imune adequada a infecções. Múltiplas metanálises e análises agrupadas de ensaios clínicos randomizados mostraram que a suplementação oral de zinco reduz a taxa de incidência de infecções respiratórias agudas em 35%, reduz a duração dos sintomas semelhantes à gripe em aproximadamente 2 dias e melhora a taxa de recuperação. Os estudos foram realizados nos EUA e em vários países de baixa e média renda, como Índia, África do Sul e Peru. A dose de zinco nesses estudos variou de 20 mg/semana a 92 mg/dia. A dose não parece ser a principal causa da eficácia da suplementação de zinco.
  • A vitamina C é um cofator para muitas enzimas. Aumenta a função de muitas enzimas em todo o corpo, mantendo seus íons metálicos na forma reduzida. Também atua como antioxidante, limitando a inflamação e os danos nos tecidos associados às respostas imunes. Estudos que avaliaram a eficácia da vitamina C foram realizados entre soldados, meninos e idosos nos EUA, União Soviética, Reino Unido e Japão. Nestes estudos, a suplementação de vitamina C demonstrou reduzir significativamente a incidência de infecções do trato respiratório. A eficácia da vitamina C também foi estudada em pacientes hospitalizados nos EUA, Egito e Irã, admitidos por uma ampla variedade de condições, incluindo sepse grave, complicações pós-operatórias, queimaduras, contusões pulmonares e condições cardíacas. Foi demonstrado que a vitamina C reduz a duração da permanência na unidade de terapia intensiva e a necessidade de ventilação mecânica entre esses pacientes. A dose de vitamina C variou de 1-3 g/dia e a dose não parece ser o principal fator de eficácia. Doses de vitamina C acima de 2 g/dia devem tomadas somente com cuidados médicos.
  • Evidências de vários ensaios clínicos e estudos conjuntos mostram que a suplementação de vitamina D reduz as chances de desenvolver infecções agudas do trato respiratório (a maioria das quais se supõe serem devidas a vírus) em 12% a 75%. Esses estudos incluíram a gripe sazonal e a pandemia causada pelo vírus H1N1 em 2009. O efeito benéfico da suplementação foi observado em pacientes de todas as idades e indivíduos com doenças crônicas pré-existentes. Entre aqueles que foram infectados, os sintomas da gripe foram menores e a recuperação foi mais precoce com doses de vitamina D superiores a 1000 UI. Os benefícios foram relativamente maiores em indivíduos com deficiência de vitamina D do que naqueles que tinham níveis adequados de vitamina D.

Os adultos mais velhos costumam ser deficientes nesses micronutrientes e, portanto, podem obter o maior benefício da suplementação.

A nutrição ideal desempenha um papel importante na manutenção da saúde entre pessoas com infecções como o HIV / AIDS?

Muitas infecções agudas do trato respiratório tendem a ser mais graves em pessoas com HIV / AIDS e outras deficiências imunológicas, e os esforços de vigilância para COVID-19 visando essas populações são importantes. A nutrição também tem um papel importante nessa categoria de pessoas. Primeiro, a infecção pelo HIV e a desnutrição tendem a coexistir. À medida que a doença se torna grave, muitas pessoas vivendo com HIV tendem a ser subnutridas. Alguns medicamentos para o HIV também levam a doenças metabólicas. Segundo, entre os pacientes com infecção pelo HIV, o estado nutricional ruim e as deficiências de micronutrientes pioram a doença e aumentam o risco de falha do tratamento e morte. Antes do advento da terapia anti-retroviral, estudos demonstravam que pessoas vivendo com HIV com dietas de melhor qualidade e melhor estado nutricional tendiam a viver mais e apresentavam menos complicações. Eles eram menos propensos a ser anêmicos e tinham contagens de células CD4 mais altas (contagens de glóbulos brancos que combatem a infecção). Ensaios clínicos randomizados e grandes estudos de coorte na África e Ásia também mostraram que o uso de multivitaminas leva a menos mortes e diminui consideravelmente a progressão da doença. Os resultados desses estudos foram consistentes, independentemente de os pacientes infectados pelo HIV receberem terapia anti-retroviral ou não. Nos EUA, a ingestão ideal de vitaminas e minerais foi similarmente associada à redução da progressão e mortalidade da doença pelo HIV.  Portanto, é provável que uma dieta de boa qualidade e suplementação com multivitamínicos sejam úteis na redução do risco de infecção por COVID-19 entre pessoas com HIV e doenças semelhantes.

Existe algum papel para suplementos nutricionais na pandemia de COVID-19?

Pesquisas dietéticas nos EUA e em outros lugares mostram que a maioria das pessoas consome dietas que não atendem às diretrizes nacionais – geralmente devido à disponibilidade ou custo – e essas dietas podem não fornecer quantidades ideais de vitaminas e minerais essenciais. Atualmente, a pandemia de COVID-19 em curso provavelmente colocará muito mais pessoas em risco de insegurança alimentar e tornará o consumo de uma dieta saudável ainda mais difícil. Isso se torna cada vez mais provável se as estratégias de mitigação de riscos de infecção não incluírem abordagens para garantir que os suprimentos essenciais sejam efetivamente distribuídos e acessíveis, ou se a pandemia afetar a produtividade do setor agrícola.

Embora não tenhamos conhecimento de bons dados sobre os efeitos dos suplementos nutricionais sobre o risco ou a gravidade do COVID-19, as evidências existentes indicam que suplementos de vários nutrientes podem reduzir o risco ou a gravidade de algumas infecções virais, particularmente entre pessoas sem fontes alimentares adequadas. Portanto, a prudência sugere que a ingestão inadequada de minerais e vitaminas essenciais seja evitada neste momento, e os suplementos podem ajudar a preencher algumas lacunas. Alguns pontos-chave:

  • Tomar um suplemento multivitamínico / multimineral (RDA) padrão de uma fontenutricional segura é indicado. Esses suplementos são relativamente baratos e uma maneira conveniente de reabastecer e manter reservas de micronutrientes.
  • Manter níveis adequados de vitamina D é particularmente importante. A vitamina D é normalmente produzida em nossa pele quando exposta à luz solar, e no final do inverno e na primavera os níveis de vitamina D no sangue tendem a ser baixos devido à redução da exposição ao sol. Ficar dentro de casa reduzirá ainda mais os níveis sanguíneos. Embora, ainda não haja evidências que os suplementos de vitamina D reduzirão a gravidade da COVID-19, isto pode ocorrer, especialmente entre pessoas que estejam com níveis baixos desta vitamina. Como o custo dos exames de sangue geralmente é maior que o custo dos suplementos e porque existem outros benefícios em manter a vitamina D em níveis adequados, considerar a suplementação com vitamina D seria razoável para a maioria das pessoas.Muitos dos suplementos multivitamínicos / multimineral disponíveis geralmente contêm 1000 ou 2000 UI de vitamina D.Pessoas com pele mais escura (que tendem a ter níveis de vitamina D mais baixos ne sangue porque a melanina na pele bloqueia a luz ultravioleta) podem precisar de mais vitamina D; até 4000 UI por dia são considerados seguros.

Se os suplementos de vitamina D não estiverem disponíveis, uma opção é aproveitar a luz do sol. Exponha o máximo de pele possível no meio do dia e comece por períodos curtos, tendo muito cuidado para evitar queimaduras. 15 minutos podem produzir uma grande quantidade de vitamina D na pele clara. Provavelmente serão necessárias 3 ou 4 vezes mais para a pele escura. Observe que esta é uma orientação de curto prazo relacionada à disponibilidade limitada de suplementos de vitamina D durante a atual pandemia; e não aconselhável a longo prazo. Como a exposição ao sol pode contribuir para o câncer de pele, em geral é importante evitar a exposição excessiva ao sol.

Neste momento, os suplementos de megadose (muitas vezes acima da dose diária recomendada) não parecem justificados, e às vezes podem ser prejudiciais.

Fique alerta com empresas que oferecem produtos fraudulentos que pretendem prevenir, diagnosticar, tratar ou curar a COVID-19.

Os suplementos nutricionais não devem ser considerados substitutos de uma boa dieta, porque nenhum suplemento contém todos os benefícios proporcionados por alimentos saudáveis.

 

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/2020/04/01/ask-the-expert-the-role-of-diet-and-nutritional-supplements-during-covid-19/

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